O sucesso de qualquer empreendimento pedagógico depende de que os estudantes estejam aptos a ler e escrever com desenvoltura, competência a ser cultivada ao longo de toda a vida escolar e que pode ser contínua e eficientemente estendida por duas vias conjugadas: a reflexão sobre a natureza simbólica da linguagem e a revelação dos efeitos de sentido de um texto com base em sua construção formal. O que move as linhas deste livro é reafirmar a importância da palavra como eixo de qualquer projeto educacional, uma vez que é na posse e no exercício da linguagem que se reconhece o traço essencial do modo humano de ser. O estudante pode dar um salto qualitativo nos planos intelectual e cultural ao compreender que, para além de sua utilidade instrumental na atividade comunicativa cotidiana, a língua que ele fala é uma forma de conhecer, de ser e de atuar no mundo. Nesse momento, a língua deixa de ser mera herança imposta aos indivíduos como membros da comunidade, e é posta a serviço de suas escolhas e de sua capacidade de criar. O ensino da língua é a ideia fixa que percorre os doze capítulos desta obra. Em cada um deles, insistimos na condição que o texto detém de objeto e objetivo do ensino da língua materna. Os capítulos 1 e 2 focalizam os percursos; os fundamentos (aspectos teórico-conceituais e metodológicos) são matéria dos capítulos 3 a 8. Os capítulos 9 a 12 são incursões no território da literatura brasileira pelo caminho da língua.
Peso: | 0,249 kg |
Número de páginas: | 200 |
Ano de edição: | 2018 |
ISBN 10: | 8579341558 |
ISBN 13: | 9788579341557 |
Altura: | 23 |
Largura: | 15 |
Comprimento: | 2 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Linguística |
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Acesse o nosso Portal de Privacidade para visualizar nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termo de Compromisso e Uso do Site.
Avaliações