Esse livro traz para o debate público a questão da gramática e de seu ensino, para que as pessoas possam ter um olhar diferente sobre a gramática. A dificuldade de propor ao grande público o debate sobre a gramática reside no fato de as pessoas acreditarem que as questões linguísticas não lhes dizem respeito, "não têm nada a ver" com suas atividades profissionais, com suas relações familiares, com suas interações nos diferentes grupos sociais em que atuam. Questões linguísticas, dizem, "são questões para professores de línguas ou para gramáticos. Não nos pertencem". Por isso é urgente desfazer alguns dos equívocos que se criaram em torno da gramática, a fim de que se possa enxergar a língua com uma visão científica, livre de suposições infundadas, livre da ingenuidade dos "achismos" fáceis, que, embora sedimentados historicamente, não deixam de ser individualmente irrelevantes e redutores e, socialmente, discriminatórios, inconsistentes e excludentes. Embala esse livro o sonho positivo de oferecer às pessoas acesso a uma compreensão mais ampla, mais científica e mais relevante do que sejam os usos da linguagem. Lamentavelmente, a escola não tem propiciado a descoberta dessa amplitude e dessa relevância. E a linguagem, as questões linguísticas despertam apenas muito pouco interesse e quase nenhum fascínio. A quem se dirige esse livro? Aos professores de línguas? Aos professores de português? A toda pessoa que se preocupa (ou se inquieta) com questões de gramática e de seu ensi
Peso: | 0,225 kg |
Número de páginas: | 168 |
Ano de edição: | 2007 |
ISBN 10: | 8588456613 |
ISBN 13: | 9788588456617 |
Altura: | 23 |
Largura: | 16 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Pedagogia e Educação |
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Acesse o nosso Portal de Privacidade para visualizar nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termo de Compromisso e Uso do Site.
Avaliações