A Teoria Histórico-Cultural, com suas raízes nos trabalhos dos psicólogos russos Vigotski, Leontiev, Luria e seus seguidores, tem inspirado uma diversidade de pesquisas nos campos da Psicologia e da Educação. Em especial, na Educação, tais pesquisas têm se alicerçado em fundamentos teórico-metodológicos acerca da linguagem, mediação cultural, atividade, zona de desenvolvimento proximal, relação sentido/significado, desenvolvimento de conceitos científicos, relação desenvolvimento / aprendizagem, entre outros. No campo da educação matemática, também tem sido crescente o número de pesquisadores que têm se utilizado dessa abordagem para fundamentar as suas investigações. Este livro surge com o objetivo de promover um debate entre as diferentes formas e possibilidades de apropriação da Teoria Histórico-cultural no campo da educação matemática, ao mesmo tempo explicita as convergências e similaridades representativas de diferentes grupos e de pesquisadores no Brasil e no exterior. O livro é composto por onze capítulos, provenientes de autores que atuam em universidades localizadas no Canadá, no México e no Brasil, e apresenta trabalhos que, ao tomarem como fundamentação a Teoria Histórico-cultural, indicam possibilidades para a investigação de questões envolvendo tanto o conhecimento matemático e a formação do professor que ensina matemática.
Peso: | 0,446 kg |
Número de páginas: | 392 |
Ano de edição: | 2017 |
ISBN 10: | 8575914820 |
ISBN 13: | 9788575914823 |
Altura: | 21 |
Largura: | 14 |
Comprimento: | 2 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Profissionais de educação especial |
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