"Xadrez na escola" procura estabelecer uma proposta de ensino pedagógico para a aprendizagem do Xadrez visando sua aplicação educacional para a implantação do xadrez nas escolas - o Xadrez Escolar - com finalidade não só de desenvolver o ensino e prática do Xadrez entre escolares, mas, sobretudo, contribuir para o benefício do rendimento escolar e psicossocial do aluno. Pesquisas frequentes no Brasil e no mundo, vêm reforçando cada vez mais, a importância do xadrez no processo educacional, não s ó no raciocínio lógico, como na autoconfiança, autoestima, e principalmente na arte de pensar, contribuindo efetivamente para o melhor rendimento acadêmico e integração social em verdadeiro processo de cidadania. Em minha Monografia de Pós-Graduação em Psicopedagogia (1999), defendi o Xadrez como eficaz instrumento de educação, apresentando diversas teorias sobre o jogo em que destaco, entre outras, a Teoria do exercício complementar ou teoria da compensação - (Lange) - o jogo tem a função de despertar as tendências latentes no indivíduo e seria um substituto da realidade, que proporcionaria ao indivíduo o que aquela não lhe pudesse oferecer.
Peso: | 0,28 kg |
Número de páginas: | 170 |
Ano de edição: | 2012 |
ISBN 10: | 8539903857 |
ISBN 13: | 9788539903856 |
Altura: | 22 |
Largura: | 15 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 2 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Didáticos |
Assuntos : | Pedagogia e Educação |
Assuntos : | Curiosidade |
Assuntos : | Jogos e Atividades Pedagógicas |
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Acesse o nosso Portal de Privacidade para visualizar nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termo de Compromisso e Uso do Site.
Avaliações