Neste trabalho construímos um texto didático cujo objetivo é a recuperação da historicidade do conceito de conservação da energia. Discutimos a importância de um texto histórico para o ensino de Física, ressaltando a íntima relação que existe entre a ciência, a sua história e a epistemologia. Mostramos que uma abordagem histórica e filosófica da Física não exclui, antes pressupõe, a apreensão e domínio da sua estrutura teórica tal como é ensinada hoje. Antes de apresentar o texto fazemos uma análise estrutural do seu conteúdo procurando explicitar a relação entre as nossas intenções e a sua forma.No texto, intercalamos a informação da Física hoje contida no conceito de energia na Mecânica Newtoniana e na Termodinâmica, em um nível básico universitário, com a informação da parte histórica. Na parte histórica enfatizamos o confronto dos diferentes esquemas conceituais, contidos principalmente em Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico, Galileo, Kepler, Descartes, Huygens, Newton e Leibniz. Foi dado destaque à ideia de continuidade na diversidade contida na filosofia grega, e depois em Descartes, Huygens, Leibniz, Mayer, Joule e Helmoltz. Além disso, discutimos as contribuições relevantes para a formação do conceito de conservação da energia provenientes da pesquisa sobre máquinas mecânicas e térmicas, do desenvolvimento dos conceitos de calor e de trabalho mecânico, das experiências de conversão e da ideia de uma unidade na natureza através de Boscovich, Kant, da Naturphilosophie e da
Peso: | 0,254 kg |
Número de páginas: | 164 |
Ano de edição: | 2015 |
ISBN 10: | 8578612892 |
ISBN 13: | 9788578612894 |
Altura: | 23 |
Largura: | 16 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Física |
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