Artistas considerados bregas como Odair José e Waldik Soriano sempre apareceram no topo da lista de mais vendidos. Veiculados nas rádios, freqentavam os programas de auditório, mas não receberam o devido respeito e espaço em livros e teses, pois freqentemente eram associados à ditadura militar. Em EU NÃO SOU CACHORRO, NÃO, o historiador Paulo César de Araújo preenche essa lacuna na historiografia da música popular brasileira e mostra como as figuras mais demonizadas por aderirem à cultura oficial durante os anos de chumbo, na verdade, foram tão ou mais perseguidas pelo regime quanto os artistas de esquerda. A produção musical brega ou cafona faz parte da realidade cultural brasileira, tanto quanto o tropicalismo e a bossa nova e merece ser analisada, argumenta o autor. EU NÃO SOU CACHORRO, NÃO aborda três aspectos do papel de resistência desempenhado por esses artistas. Em primeiro lugar, Paulo César de Araújo analisa como muitas das letras trazem a denúncia ao autoritarismo e à segregação social. A música O divórcio, de Luiz Ayrão, por exemplo, que, a princípio, se chamava Treze anos pode ser lida tanto como um desabafo de um homem infeliz quanto como um basta ao regime militar. O autor compara a produção musical dentro do contexto histórico, dando especial atenção ao AI5. Paulo lembra, também, que a maioria desses cantores vivenciou o trabalho infantil Nelson Ned e Agnaldo Timóteo foram engraxates. Paulo Sérgio, alfaiate. O livro traz, ainda, diversas curiosidades do
Peso: | 0,831 kg |
Número de páginas: | 448 |
Ano de edição: | 2002 |
ISBN 10: | 8501063444 |
ISBN 13: | 9788501063441 |
Altura: | 23 |
Largura: | 16 |
Comprimento: | 3 |
Edição: | 9 |
Componente da série : | Livro |
Idioma : | Português |
Assuntos : | Música |
Assuntos : | História Geográfica |
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