GRAMÁTICA E LÍNGUA MATERNA: COMO E O QUE SE ENSINA compila, com organização e criticidade, informações do ensino da língua partindo de uma breve trajetória histórica enquanto instrumento de comunicação e “poder”, poder este que tornou o Brasil o maior país falante do idioma do seu colonizador. Pressupondo que a prática de ensino é reflexo do modo como os conteúdos estão organizados nos compêndios gramaticais adotados, a autora selecionou três para análise: Grammatica portugueza – Julio Ribeiro (1899); Gramática normativa da língua portuguesa – Rocha Lima (1974) e Gramática de usos do português – Moura Neves (2000), curiosamente a primeira gramática de língua portuguesa a ser escrita por uma mulher. Tal escolha revelará nuances de como as instituições, pela prática educativa, atuam favorável, ou desfavoravelmente, para a consolidação da língua em suas diversas variedades. À luz das contribuições da Sociolinguística, a autora aponta, ainda, com maestria, para práticas remanescentes do modelo tradicional de ensino e outras inovadoras, que consideram os fenômenos linguísticos e metalinguísticos no contexto social da comunicação. Referências ao construto de Chomsky, Saussure, Bakhtin, entre outros, conferem a esta obra uma abrangência ímpar, com apontamentos valiosos que subsidiarão o trabalho de profissionais que atuam no ensino ou em áreas afins, em que a língua é objeto de conhecimento.
Peso: | 0,221 kg |
Número de páginas: | 121 |
Ano de edição: | 2023 |
ISBN 10: | 6525034728 |
ISBN 13: | 9786525034720 |
Altura: | 23 |
Largura: | 16 |
Comprimento: | 2 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Linguística |
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