Será que precisamos mesmo da escola? Não me refiro à educação, mas à instrução institucional: seis aulas por dia, cinco dias por semana, nove meses por ano — por doze anos. Essa rotina extenuante é realmente necessária? É considerável o número de homens notáveis — artistas, empresários, escritores e eruditos — que não passaram por esses torturantes anos e se deram muito bem. Alguém os ensinou, é claro, mas eles não são produtos de um sistema escolar, e nenhum deles jamais "se formou". Nós fomos instruídos a pensar que "sucesso" é sinônimo de "escolaridade", mas isso não é historicamente verdadeiro, nem no sentido intelectual, nem financeiro. Se realmente quiséssemos, seria fácil ajudar as crianças a adquirirem uma educação em vez de apenas receberem uma instrução em massa. Mas os professores, como funcionários da escola, estão presos em estruturas ainda mais rígidas do que aquelas que impõem às crianças. De quem é a culpa, então? E se não houver um "problema" com as nossas escolas? E se elas são como são, não porque estão fazendo algo errado, mas por estarem acertando?
Peso: | 0,324 kg |
Número de páginas: | 256 |
Ano de edição: | 2021 |
ISBN 10: | 6587404111 |
ISBN 13: | 9786587404110 |
Altura: | 21 |
Largura: | 14 |
Comprimento: | 2 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Humanidades & Sociologia |
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Acesse o nosso Portal de Privacidade para visualizar nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termo de Compromisso e Uso do Site.
Avaliações