A psicologia analítica, a etnopsiquiatria e a antropologia demonstraram a presença de “formas” – que Jung chamou “arquétipos” – no inconsciente coletivo: núcleos simbólicos presentes nos mitos, nas criações artísticas, nas religiões e nos sonhos, que alimentam e dão continuidade à vida psíquica ao longo das gerações. A psicologia da educação também deve voltar o olhar para captar o pano de fundo arquetípico e simbólico que tornou possível a transmissão educativa no Ocidente. Essa tradição destaca o tema da alma, entendida como princípio da própria identidade pessoal. Diante dos fenômenos da proliferação de informações – que circulam em altíssima velocidade, arriscando derrotar a capacidade do indivíduo de decidir e orientar-se – e da tendência a acabar com as diferenças para favorecer a produção e o consumo de bens artificiais, a tarefa fundamental de todo percurso formativo e educativo parece ser ajudar as novas gerações a descobrir o gosto pela liberdade pessoal e a assumir sua consequente responsabilidade.
Peso: | 0,357 kg |
Número de páginas: | 240 |
Ano de edição: | 2019 |
ISBN 10: | 851504577x |
ISBN 13: | 9788515045778 |
Altura: | 23 |
Largura: | 16 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Inglês Americano |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Filosofia |
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