A mobilização cada vez intensa das minorias sexuais em defesa de sua dignidade não tem sido respaldada pelos sistemas de ensino tradicionais. O pânico moral em torno dos temas caros à comunidade LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersex, assexuais e outras pessoas ligadas a esse movimento social) dificulta que a escola atenda às funções legalmente previstas de promover a igualdade de oportunidades, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância. Professoras(es) que se voltam contra a discriminação na escola no tocante à diversidade sexual sujeitam-se a graves constrangimentos, como a exposição indevida nas redes sociais, que inclusive tem sido incentivada por parlamentares associados a denominações evangélicas. Isso contribui para a persistência de modelos pedagógicos arcaicos acerca das questões de gênero e sexualidade, especialmente o biológico e o moral/religioso. Para mensurar o quanto esses modelos penetram nas práticas escolares, foi feita uma pesquisa qualitativa, fundamentada na Psicologia sócio-histórica, entre os diferentes membros — alunas(os) do 9.º ano, docentes, gestoras(es) educacionais e técnicas(os) administrativas(os) — de uma escola de ensino fundamental da rede estadual em Rio Branco (AC). A coleta de dados se deu por meio de grupos focais e sua análise foi efetivada mediante o método dos Núcleos de Significação. O objetivo geral foi compreender como a concepção a respeito da diversidade sexual dos membros da comunidade
Peso: | 0,287 kg |
Número de páginas: | 187 |
Ano de edição: | 2024 |
ISBN 10: | 6525067626 |
ISBN 13: | 9786525067629 |
Altura: | 23 |
Largura: | 16 |
Comprimento: | 2 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Pedagogia e Educação |
Assuntos : | Psicologia |
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