O segundo volume da obra O algoritmo do gosto, intitulado Tecnologias de controle, contágio e curadoria de si traça um diagnóstico sobre a transformação das lógicas sociais que determinam o consumo cultural e a formação dos gostos na era digital. Por meio da observação dos usos sociais da música na plataforma Last.fm, o estudo aponta tendências na dinâmica de consumo de conteúdo orientado por algoritmos de recomendação nas redes sociais contemporâneas. A autora recorre a dois sociólogos usualmente considerados de correntes opostas para discutir as consequências sociais de tais sistemas. Os autores são Gabriel Tarde e Pierre Bourdieu, que nesta obra são considerados complementares e vinculados a uma mesma forma de pensar “o social”: pelas redes de relação e contato. Partindo da discussão sobre a classificação social produzida pelos algoritmos a serviço do mercado, o livro discute as estratégias de contágio e controle social por trás das tecnologias de recomendação, e, por outro lado, a “curadoria algorítmica de si” como uma nova estratégia social de distinção.
Peso: | 0,35 kg |
Número de páginas: | 249 |
Ano de edição: | 2020 |
ISBN 10: | 8547339582 |
ISBN 13: | 9788547339586 |
Altura: | 23 |
Largura: | 16 |
Comprimento: | 2 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Sociologia |
Assuntos : | Tecnologia da Informação |
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Acesse o nosso Portal de Privacidade para visualizar nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termo de Compromisso e Uso do Site.
Avaliações