Em nome de uma educação transformadora, Pedro Demo propõe que os professores se preocupem mais com os processos de avaliação e, principalmente, a avaliação qualitativa. O foco é posto nos desafios de ir além de avaliações sumárias que observam apenas aspectos formais. É fundamental ir a fundo e chegar ao desafio de aprender bem, incluindo-se aí também a pretensão de formação para a cidadania. Sobre esse tema o autor demonstra ser pioneiro e um dos mais lidos em nosso país. O livro traz uma reflexão sobre o que é qualidade e diz que esses estudos devem prosseguir (o que o autor faz, complementando este livro com Qualidade humana). Apesar de defender o modo de avaliação qualitativo dentro das escolas, o autor deixa claro que esse processo não elimina a avaliação quantitativa, aliás, uma depende da outra. Foca a necessidade de irmos além nesses processos e desenvolver avaliações como fenômenos participativos. Como se trata de dinâmicas profundas, há que se analisar cada caso com suas particularidades. Para exemplificar isso, Pedro Demo utiliza o exemplo de uma avaliação qualitativa dentro de uma escola de ensino fundamental e também dentro de uma associação de moradores. Em ambos os casos nota-se que a educação deve ser transformadora e que toda escola deve saber o que é avaliação qualitativa, tão falada, mas tão pouco estudada e debatida, como fez o autor nesta obra.
Peso: | 0,09 kg |
Número de páginas: | 96 |
Ano de edição: | 2015 |
ISBN 10: | 8574963631 |
ISBN 13: | 9788574963631 |
Altura: | 18 |
Largura: | 12 |
Edição: | 11 |
Assuntos Específicos : | METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Estudos Sociais |
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Acesse o nosso Portal de Privacidade para visualizar nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termo de Compromisso e Uso do Site.
Avaliações