a obra, voltada aos professores de alfabetização, defende um ensino reflexivo da ortografia. para isso, parte de uma breve apresentação de como o sistema ortográfico está organizado. isso porque, como quase todos aprendemos ortografia memorizando palavras, torna-se necessário conhecer as regularidades do sistema, para que se possa refletir sobre seu ensino. assim, o foco desloca-se para o aprendiz, com o propósito de saber como ele aprende a escrever corretamente. para isso, o primeiro passo é saber identificar os erros e reconhecer o pensamento por trás do erro, isto é, quais são as hipóteses que a criança tem a respeito de como se grafam as palavras. com essa finalidade, o livro relaciona os desvios ortográficos mais recorrentes entre os aprendizes da língua portuguesa. após apresentar alguns princípios para nortear o docente em relação à progressão dos conteúdos ortográficos ao longo dos anos de escola, a autora sugere várias atividades de descoberta, de sistematização e de aplicação em operações de produção de textos. a obra se encerra com algumas palavras sobre avaliação, principalmente em relação à tradição, ainda muito recorrente na escola brasileira, de se assinalar todos os erros que a criança comete ao produzir seus textos, questionando se vale a pena perpetuar esse tipo de conduta.
Peso: | 0,5 kg |
Número de páginas: | 228 |
Ano de edição: | 2013 |
ISBN 10: | 8506071569 |
ISBN 13: | 9788506071564 |
Altura: | 23 |
Largura: | 16 |
Comprimento: | 2 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Educação e Pedagogia |
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