Quando se discute o tema da violência escolar, nosso imaginário tende a associá-la à criminalidade e à agressividade que afloram nos variados quadrantes do ambiente educacional, envolvendo especialmente alunos, vitimando professores e funcionários, ou ainda ligada a outros fenômenos comportamentais. Trata-se de uma violência explícita e de fácil visualização, muitas vezes, em imagem e som, reflexo, em grande parte, de uma conflitualidade que eclode distante das fronteiras da escola, pontificada na forma de agressões, ofensas, ameaças, pichações, vandalismo, bullying, cyberbullying, badernas, depredações, etc. Contudo, o fenômeno da violência escolar não se limita somente a tal percepção formal e tradicional do fenômeno. Existe outra categoria de violência, que se insere na problemática: a violência do próprio direito e dos mecanismos formais de controle, notadamente a disciplina escolar e sua ideia de mérito ou excelência. Uma modalidade de violência sutil, invisível, que, na maioria das vezes, é negada, escondida ou distorcida, perpetrada com o consentimento tácito ou com a ignorância das suas vítimas. Uma modalidade de violência, pois, que não se mostra como as outras, posto que não incide sobre o corpo ou o patrimônio, mas sim sobre a consciência e as relações intersubjetivas, afetando silenciosamente a todos os envolvidos no processo pedagógico, reforçando as relações de poder e as diferenças negativas reinantes na sociedade. Trata-se da violência originária das próprias
Peso: | 0,4 kg |
Número de páginas: | 220 |
Ano de edição: | 2022 |
ISBN 10: | 6525233445 |
ISBN 13: | 9786525233444 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Direito |
Assuntos : | Violência |
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