A anunciada saída da religião das sociedades modernas se traduz por uma disseminação do religioso ou, ao contrário, por despertares que deslocam o centro de gravidade das grandes religiões. É o momento de revisitar o que os antropólogos, que tradicionalmente têm projeto comum com as religiões dos outros primitivas, tradicionais ou populares, têm a nos dizer sobre o alicerce das formas elementares do religioso e os mecanismos simbólicos do ritual. O religioso ou a religiosidade dos antropólogos fetichismo, xamanismo, religião dos ancestrais... jamais está separado da herança assumida ou reprimida das categorias de sua religião nativa. Por conseguinte, o fio condutor desta obra é a questão que EvansPritchard foi um dos primeiros a levantar a relação pessoal dos antropólogos com as coisas religiosas na própria construção de seus objetos. Todos são finalmente confrontados com a imagem da sorte reservada ao mana por LéviStrauss, à questão do resto uma religiosidade relegada à periferia do mecanismo ritual ou do sistema simbólico. Esta obra baseiase num percurso de leitura pessoal marcando as filiações de pensamento e a continuidade das escolhas de objetos entre os autores é conhecida a dívida de LéviStrauss em relação a Marcel Mauss, mas muitas vezes é ignorado o diálogo indireto entre EvansPritchard e LéviStrauss, ou entre Bastide e LéviStrauss. Aqui também são estudados autores muito importantes como Cl. Geertz, M. Augé e J. FavretSaada.
Peso: | 0,47 kg |
Número de páginas: | 304 |
Ano de edição: | 2014 |
ISBN 10: | 8565893693 |
ISBN 13: | 9788565893695 |
Altura: | 23 |
Largura: | 16 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 1 |
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