O presente trabalho é uma tentativa de explicitar a "práxis" escolar proposta por Gramsci para a sociedade socialista. O conjunto de suas atividades político-partidárias evidencia o papel que ela atribuiu à organização da cultura, consequentemente, considerando a "escola" como instrumento principal para a hegemonia socialista. Com acuidade crítica, ele retirou da ganga impura da escola tradicional em seus vários graus, os elementos essenciais para a construção da escola que propunha. Com este objetivo, sem deixas as atividades político-revolucionárias, reavaliou e atualizou as teorias socialistas de uma "escola única", "unitária" ou "desinteressada" quer seria testada, tanto com o autor ainda em liberdade, como na prisão. Acompanhamos os passos de um Gramsci pedagogo: de operários nas "escolas de partido", nas "associações de cultura", nos "Conselhos de Fábrica", na "escola por correspondência" ou de "L´ Ordine Nuovo", bem como de um político-pedagogo na prisão que sempre encontrou o caminho para fazer formalmente a "escola da prisão" ou estabelecer uma outra "escola por correspondência", bastante informal.
Peso: | 0,195 kg |
Número de páginas: | 130 |
Ano de edição: | 2005 |
ISBN 10: | 8585701498 |
ISBN 13: | 9788585701499 |
Altura: | 21 |
Largura: | 14 |
Comprimento: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Educação e Pedagogia |
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Acesse o nosso Portal de Privacidade para visualizar nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termo de Compromisso e Uso do Site.
Avaliações