Neste livro são discutidos processos linguístico-cognitivos de surdos que se envolvem em interações sociais através da língua brasileira de sinais e da língua portuguesa (em diferentes níveis de capacitação de uso), além de participarem cotidianamente de práticas de comunicação que se compõe de superposição de sinais e fala. A autora busca problematizar as repercussões dessa complexa experiência de linguagem para a vida escolar do surdo, tão cheia de obstáculos, enfatizando as condições oferecidas por projetos educacionais que instrumentalizam os sinais, mas não incluem o uso da Libras no trabalho pedagógico. As discussões, que são referenciadas na abordagem histórico-cultural em psicologia, em especial no pensamento de L. S. Vygotsky, focalizam o papel da linguagem no desenvolvimento da pessoa surda e na formação de sua identidade. O texto destina-se tanto a educadores e pesquisadores atuantes na área da surdez, quanto a leitores que se interessam por questões gerais da constituição social de processos humanos, sobretudo aquelas concernentes às relações entre linguagem e pensamento.
Peso: | 0,2 kg |
Número de páginas: | 106 |
Ano de edição: | 1996 |
ISBN 10: | 858570120X |
ISBN 13: | 9788585701208 |
Altura: | 23 |
Largura: | 16 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Educação e Pedagogia |
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