"Vamos realizar uma incursão por este trabalho, fruto de muita pesquisa, no qual a autora detalha extensamente como se tem jogado o jogo das políticas educacionais para a educação pública nas últimas décadas. Como a torcida em um campo, vamos ver como se comportam os adversários nesse processo que define táticas e estratégias. Vamos ver como vai tornando-se possível montar o quebra-cabeça das forças aparentemente ocultas que definem as políticas educacionais e qual é a origem, o objetivo e a identidade delas. É gritante o papel que a as agências de financiamento internacional exercem ao "ajudarem" os governos locais com recursos acompanhados sempre de condicionalidades. As condicionalidades funcionam como verdadeiras algemas, mas os competentes, subservientes e zelosos defensores dos interesses do capital local e/ou internacional recebem-nas em nome de toda a sociedade: intervenção sim, mas com consentimento. A leitura do trabalho ao mesmo tempo que traz ao leito, e em especial aos educadores, uma compreensão do que realmente a política educacional oficial está nos impondo, instiga-nos também sobre as responsabilidades de continuarmos pensando em como superar qualitativamente a civilização do capital. A visão crítica aqui externada é fonte de novas esperanças." - José Luís Sanfelice
Peso: | 0,4 kg |
Número de páginas: | 234 |
Ano de edição: | 2002 |
ISBN 10: | 857496039X |
ISBN 13: | 9788574960395 |
Altura: | 21 |
Largura: | 13 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Pedagogia e Educação |
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