O desencadear de distintas formas de avaliação institucional representa movimentos conformadores da profissionalidade docente. A ideia do professor desejado está sempre configurada com base em um projeto de sociedade e de educação. A comunidade docente, submetida aos processos de avaliação oficiais, redimensiona, por força das circunstâncias, o sentido da sua profissionalidade. Perguntamos, então: O que é ser professor de sucesso para esse parâmetro avaliativo? Que conhecimentos, habilidades, valores, compromissos se requer desse professor? Qual a sua principal tarefa para ser bem avaliado? Essas questões têm acompanhado a ação docente ao longo do tempo e provocado estudos e pesquisas. Toda a proposta de formação pressupõe um valor, uma concepção de educação e de sociedade. Tanto as políticas educacionais propositivas como as avaliativas presumem um projeto conceitual. Este livro, destinado a pesquisadores, professores e estudantes, procura questionar o impacto dos formatos da avaliação externa na configuração da docência e chama a atenção para a importância dessa dimensão na formação de professores.
Peso: | 0,4 kg |
Número de páginas: | 232 |
Ano de edição: | 2005 |
ISBN 10: | 857496140X |
ISBN 13: | 9788574961408 |
Altura: | 20 |
Largura: | 13 |
Comprimento: | 1 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Pedagogia e Educação |
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