Se Paris foi mesmo a 'capital do século XIX', como queria Walter Benjamin, Charles Baudelaire pode ter composto a figura que mais lhe emprestou uma fisionomia moderna. Partindo desse pressuposto, Roberto Calasso dá a ver neste livro um retrato de grupo, em cujo centro está o poeta de 'As flores do Mal', cercado por uma pequena multidão de artistas, escritores e intelectuais que para ele convergem e dele derivam incessantemente. O autor italiano disseca a ressonância da obra de Baudelaire sobre as diversas correntes e gêneros artísticos. Segundo ele, a força do poeta - uma encruzilhada incontornável para se entender a literatura moderna - não deixou imunes nomes como Chateaubriand, Stendhal, Sainte-Beuve, Nietzsche, Flaubert, Manet, Rimbaud, Lautréamont, Mallarmé, Laforgue, Proust e outros. Os sete capítulos que integram este ensaio se concentram no Baudelaire poeta-crítico de arte, com suas idiossincrasias e oscilações, mas em especial nas fulgurantes análises que fez de Ingres e Delacroix, as quais tiveram impacto em pintores como Manet, Degas e outros.
Peso: | 0,428 kg |
Número de páginas: | 488 |
Ano de edição: | 2012 |
ISBN 10: | 8535921540 |
ISBN 13: | 9788535921540 |
Altura: | 18 |
Largura: | 12 |
Comprimento: | 3 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Paradidáticos e/ou leitura escolar |
Assuntos : | Policial (Histórias e Intrigas) |
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Acesse o nosso Portal de Privacidade para visualizar nossas Política de Privacidade, Política de Cookies e Termo de Compromisso e Uso do Site.
Avaliações