Em Violão e Identidade Nacional, Marcia Taborda resgata a trajetória do instrumento em terras brasileiras a partir do início do século XIX até os anos de 1930. A pesquisadora mostra como gêneros musicais brasileiros, como as modinhas, choros, sambas, entre outros floresceram ao som de suas seis cordas.A autora discute o lugar do violão na sociedade brasileira, considerado por muito tempo um instrumento das classes populares e por isso desprezado entre a elite. Marcia faz uma profunda investigação sobre o tema e mostra que as fronteiras não foram tão rígidas como a história sugere.A associação do instrumento aos setores marginalizados constituiu num objeto privilegiado de análise a partir do momento em que sua utilização suscitou inúmeras questões relacionadas ao lugar social que caberia a seus executores. ... Contudo, o violão não estava apenas nas ruas. Frequentou o Palácio do Catete nas mãos de Nair Teffé, primeira-dama, esposa do presidente Hermes da Fonseca foi o grande companheiro e o arquivo musical de Villa-Lobos, compositor responsável pelo surgimento do repertório de concerto dedicado ao instrumento, destaca a autora.A pesquisadora e violinista mostra que o cenário do desenvolvimento musical no Brasil foi o Rio de Janeiro. A música regional carioca tomou incontestavelmente foros de música nacional. Gêneros como o choro e o samba surgiram e se desenvolveram na cidade, consagrando repertório incorporado ao acervo nacional, afirma. Ela ainda aborda a importância d
Peso: | 0,383 kg |
Número de páginas: | 224 |
Ano de edição: | 2011 |
ISBN 10: | 8520010296 |
ISBN 13: | 9788520010297 |
Altura: | 21 |
Largura: | 14 |
Comprimento: | 2 |
Edição: | 1 |
Idioma : | Português |
Tipo de produto : | Livro |
Assuntos : | Música |
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